30.6.06

"Crônicas de uma morte anunciada"

Tenho uma notícia não muito boa para nossos hermanos: a Argentina acaba de falecer. Parece-me que o pior que poderia acontecer a essa seleção ocorreu prematuramente. Um time com tantos talentos primorosos como é esse dos platinos, não conseguiu passar pelo futebol Feio e Frio (FF) dos alemães.

Isso é preocupante. Já começam a falar novamente de Copa Comprada (CC), de resultado esperado, de grana rolando... Teria o Kaiser Franz Beckenbauer aberto os cofres da Bundesliga?

Maior estrela que já brilhou nos estádios alemães e certamente um dos seis principais nomes de toda a história do futebol internacional, Beckenbauer foi, na verdade, bem mais que um simples artista dos gramados. O supremo momento de Beckenbauer, aconteceu em 1974, na sua própria terra. Ao levantar da Taça de ouro da FIFA, mais do que simbolizando a comemoração de um titulo mundial, ele se mostrava aos olhos do mundo, através das imagens da televisão, como o responsável maior pela façanha através de sua notável capacidade de liderança
.
Temo que essa geração tão brilhante dos argentinos não consiga mais se recuperar de um baque como esse. Mesmo que não declarado, eles acreditavam piamente que não seriam derrotados nesse mundial.

Pode até parecer que eu esteja aqui ironizando, mas não estou. Torço muito pelo futebol sul-americano que na minha humilde opinião é o mais bonito e mais bem jogado.

Se um dia comprovarem que o CC deles realmente funciona, eu desisto e viro monge, vou pro Tibet, onde não existe jogo FF e nem ao menos futebol. Eu espero.

Coitado dos nossos vizinhos tangueiros...


28.6.06

Dos aniversários e presentes

Hoje é aniversário da minha mãe. Ela nasceu na véspera de São Pedro, aquele mesmo que era o braço direito de Jesus (o Cristo). Além de exímio pescador, Pedro fundou a Igreja Católica, ergueu o primeio templo em nome de Deus e se tornou o primeiro Papa da história da humanidade. Relamente não pensava pequeno o rapaz...

Mas divaguei demais. Voltemos ao início dessa prosódia.

Tentei de todas as formas achar um presente pra mainha. Na hora do almoço, aproveitei o tempo "livre" e entre em livrarias, lojas de disco e até de perfume. Olhei umas vitrines de roupas, mas não consegui comprar nada. Fiquei meio aperriado.

À noite vai ter um jantarzinho em família, aquela coisa maravilhosa de poder reunir todos depois de um dia de muita correria e pouco contato humano. E acho que vou sem o presente...

Mas aí me lembrei de hoje pela manhã, logo cedo quando acordei. Eu estava ainda naquele estado de dormência, saindo do mundo dos sonhos e encontrei com ela no corredor de casa. Nos abraçamos demoradamente e ela disse:

"Eita abraço gostoso! Não tem presente no mundo que pague um abraço desse..."

Aí me veio um sorriso involuntário no canto da boca e uma alegria grande por poder presentear minha mãe com algo sem valor estimado para ela e para mim. Esse amor verdadeiro que carregamos por toda a vida.

26.6.06

Meu São João Inesquecível

Esse foi de longe o melhor São João da minha vida.

- Cochilo antes da festa;

- Trio Nordestino num volume agradabilíssimo;

-Colheira de milho no sítio beija-flor

- Milho assado na fogueira, canjica;

- O sorriso de minha morena;

- Arrasta-pé coladinho com quem se ama;

- Pai e mãe forrozando;

- Farofa e churrasco;

- Vinho tinto seco;

- Boneca de pano de 1,70 m;

- Tranquilidade, paz;

- Saudade dos amigos que não estavam presentes fisicamente;

- Emoção e alegria com a apresentação da Quadrilha Mirim de Suape;

- A linda Quadrilha Brigões de Suape na Praça principal;

- Amigos partilhando o salão todo enfeitado;

- Friozinho gostoso;

- Fogueira ainda queimando no domingo à tarde mesmo com a chuva forte do sábado
(detalhe: a fogueira foi acessa na sexta-feira)

- Amor demais...

Só posso ser um sujeito de muita sorte.

19.6.06

The Globetrotters UNISSEX

A mídia brasileira delira demais. Os caras nunca sairam de seu bairro, ai conseguem uma viagem para a Alemanha e ficam "viajando na maionese". Não se ganha uma Copa do Mundo com malabarismo e firulas.

A imprensa quer - a cada jogo - uma apresentação digna dos Globetrotters. Aqueles jogadores de basquete lá dos idos anos 70 de black power e tudo que pintavam miséria com seus adversários em jogos-espetáculos. O HARLEM GLOBETROTTERS era um time profissional de dublês de basquetebol.

Em outras palavras: não queremos dublês de jogadores na nossa seleção. Queremos ver dedicação e garra, como vem mostrando dida, lúcio e zé roberto, por exemplo.

Precisamos lembrar que aquilo ali era quase um circo. Querer que ronaldinho gaúcho faça uma macaquisse cada vez que pega na bola é um exagero.

O que vi ontem, contra a austrália (com "A" minúsculo mesmo), me agradou muito. O Brasil mostrou que é um time, um grupo, com paciência e dedicação. Os aborígenes bateram uma barbaridade, e nós esperamos resignados o momento certo para enfiar a faca no bucho dos cangurus...

Foi lindo! Mesmo sem as afetações que acometiam os GLOBETROTTERS. Aliás, de globetrotters a canarinha só tem mesmo os penteados de nossos jogadores, vide ronaldinho gaúcho, zé roberto, dida, kaká...

16.6.06

"Eu não tenho tempo"

Não Tenho Tempo
zeca baleiro (1997)
*p/ sérgio dias

eu não tenho tempo
eu não sei voar
dias passam como nuvens
em brancas nuvens
eu não vou passar

eu não tenho medo
eu não tenho tempo
eu não sei voar

eu tenho um sapato
eu tenho um sapato branco
eu tenho um cavalo
eu tenho um cavalo branco
e um riso e um riso amarelo

eu não tenho medo
eu não tenho tempo
de me ouvir cantar

eu não tenho medo
eu não tenho tempo
de me ver chorar

eu não tenho medo
eu não tenho tempo
eu não sei voar

13.6.06

É hoje!

O país pára.

Ninguém trabalha.

A cachaça é grande.

O alegria nem cabe nos corações.

A bola é religião.

O nervosismo toma conta, a tristeza tem que passar da porta pra fora.

Vamos lá!

Deus me livre da pretensão de ficar analisando essa paixão do povo brasileiro pelo futebol.

Paixão é uma coisa sobrenatural.

Essa nem Freud explica...

9.6.06

"Eu perdi o meu medo da chuva"

Perdi nada... Fiquei aperreado que só nesses últimos dias de aguaceiro aqui no "Ricifi". Toda vez que tem essa chuva é uma agonia danada. Eu até gosto desse clima mais ameno, as pessoas ficam mais próximas, até se abraçam para dividir um guarda-chuva; porém nossa cidade não aguenta muitos dias líquidos seguidos, não.

Na quarta-feira (dia 07/06) eu achei que não haveria jeito. Cheguei a pensar (eu e minha imaginação maravilhosa) que o mar iria se juntar com o capibaribe e afundar nossa linda metrópole. Tentei parar o carro perto do meu trabalho e nem me arrisquei desce. Se eu saisse a água iria entra pelo mesmo lugar...

Dei meia volta e aguardei, finalmente achei uma "rua alta", onde a aparência de represa passa longe e conseguir resolver minha situação de ilhado dentro do próprio carro...

Penso então nas pessoas que moram naqueles lugares pavorosos, que ficam numa situação complicada de suspense e apreensão. Mais parece um filme de ficção, de tão surreal as cenas e fatos que vemos pela cidade nessa época.

Gostaria muito de lembrar da música do Raul ( - toca Raul!) e por em prática, mas não consigo...
"- Eu perdi o meu medo da chuva!"

Perdi nada!

5.6.06

Muita calma nesta hora

Não me preocupa a postura dos jogadores da seleção. Eles mostram nitidamente que estão com a cabeça no lugar e apesar dos milhões de dólares que ganham sabem muito bem o significado de um novo título para o povo brasileiro.

Não me preocupa também a postura dos torcedores; confiança é uma coisa, mas esse clima de já ganhou a população evita. E isso é ótimo, pois como dizia o outro, quanto maior o gigante maior o tombo.

Não estou aqui agourando ninguém, nem nada. Faço parte do coro que torce fervorosamente e que tem confiança e esperança no hexa. O que está me incomodando muito é a postura assumida pela mídia e principalmente pelos publicitários com suas propagandas em geral. Preocupados em ganhar (muito) dinheiro nessa época de Copa do Mundo, os "reclames" vendem algo que na prática não existe ainda.

Precisamos ter calma, olhar para o passado e aprender com erros já cometidos. Temo que aconteça a essa seleção o que ocorreu na Copa de 50 no Brasil. Na época foi publicada um foto do Brasil campeão do mundo, com os jogadores trajando a faixa. Detalhe: essa foto saiu na manhã da grande final. O resultado todo mundo conhece. Brasil 1 x 2 Uruguai.

É necessário cautela. Pois uma Copa não se ganha com propagandas, marcas, nem patrocinadores. Se ganha com raça e tranquilidade. Não adianta ganhar os três pimeiros jogos de cinco a zero cada um e pegar a República Tcheca nas oitavas de final e levar um mísero golzinho aos 45 minutos do segundo tempo... Vai voltar para casa com um saldo de 14 gols positivos e em 23 ... 24 lugar... de que adianta se não houver cautela?

2.6.06

Pedras no caminho

Ando cheio de trabalho e meio vazio de idéias...

Mas a fonte não secará jamais!

Fica então uma pequena reflexão para o final de semana (e para o resto da vida):

"Pedras no caminho? Junto todas! Um dia irei construir um castelo..."

(Fernando Pessoa)