17.2.09

Foi lindo.

O Carnaval foi Introduzido entre nós pelos portugueses no século 17, com o nome de entrudo, festejo remanescente das festas da Grécia antiga, das bacanais romanas, das danças medievais, todas elas depois aglutinadas e transformadas nos bailes de máscaras da Renascença.

Não era uma festa, mas um ritual. A data móvel de sua celebração é herança do momento histórico em que se decupava o tempo em períodos de 40 dias. A Quaresma, período que vai da Epifânia (Dia de Reis) à quarta-feira de Cinzas, servia para ligar o profano ao sagrado.

Epifânia é uma palavra linda, diria Caetano Veloso.

Com a cristianização do calendário, as festas pagãs foram rebatizadas. Fevereiro era o tempo de "Carne levare levamen", quando eram degustados pela última vez os pratos gordurosos, antes da entrada em quarentena, a "quadragésima", palavra que evoluiu para Quaresma. Quarenta dias de comidas "magras" até a chegada da Páscoa.

Dito tudo isso, posso afirmar que no último sábado (14) participamos de um verdadeiro ritual. Foi lá no Poço da Panela, bem na frente de Seu Vital, no já histórico e estriônico bloco Os Barba, e mais uma tuia de outros (Boi do poço, maracatu quebra baque, tribo de caboclinhos, etc).

Foi lindo, diria Caetano Veloso.

Estavamos eu, Carol, Dora, meu pai, meu irmão e muitos amigos queridos. Tio Davi, Tia Ana, Mila, Stella, Edna, Poeta, Geraldo, Edvaldo, Fátima, Boy, Naná, Samarone, Bebeto, Silvana, Rodrigo, gente de todo tipo e toda qualidade. Maguinho, Leo Veras, Conchita, João Valadares, Victor Ramos, Aldânio, Tio Márcio, Sônia, Dalva e Bito com seus filhos. Foi emocionante, um encontro de almas que se conectam de alguma forma.

Foi lindo, diria Caetano Veloso.

O novo rei, Iramaraí, semi-infartado, foi trazido em uma rede, e sua rainha em outra rede. Uma verdadeira família real Severina. O rei do ano passado chegou numa charrete puxada por um jumento. Coisas que somente o poço da panela pode propiciar. A coroação foi o ponto alto, Dora não parava de pular em minha cocunda. Havia uma orquestra de frevo endiabrada.

Acho que orquesta de frevo endiabrada deve ser pleonasmo.

Foi lindo, diria Caetano Veloso. Ele mesmo que vai abrir o nosso Carnaval no próximo Sábado.

Caetano não estava n`Os Barba.

É uma pena que ele não entenda nada sobre Carnaval.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu vejo cores neste post, em câmera lenta... e um vento frio.

5:58 PM  
Blogger Sandes said...

Vamos atualizar, doido!!!
Abraço

11:58 AM  

Postar um comentário

<< Home