2.2.09

Sombreiro

Hoje foi o primeiro dia de aula de Dorinha. O sentimento que nos acompanhou nessa manhã de segunda-feira foi estranho e único. A comitiva foi formada por mim, Carol e a mãe de Carol, que vem a ser a vovó do sítio, algo que para Dora é extremamente relevante.

No início estávamos preocupados, até um pouco angustiados, pais de primeira viagem devem passar por isso, acho. Com o passar do tempo Dora foi entrando na sala com a turminha, se dando bem com a professora e com todos os coleguinhas. Em vinte minutos estava cantando a música do sapo. Em uma hora e meia estava lanchando suco com bolacha maisena. Mais cinco minutos e já estava derramando o suco da amiguinha em sua própria blusa.

Esses sentimentos listados lá no começo ficaram para trás, foram se transformando aos poucos. No final do dia, estávamos felizes e aliviados. Penso que todas as pessoas deveriam ter a chance de experimentar essa sensação de levar o filho para seu primeiro dia de aula. Foi a primeira vez dela. E a nossa também.

Na escolinha dela têm um sombreiro conhecido como chorão. Enorme, frondoso, cravado bem no meio do pátio onde ficam os balanços, escorregos, carrosséis, casinhas, entre outros brinquedos. Um local lúdico, colorido e arejado. Dá vontade de ficar o dia todo embaixo dessa árvore.

Logo na chegada caiu uma chuva forte. Foi para lavar as folhas novas, penso. O chorão tem uma qualidade interessante: muito tempo depois da chuva, ele continua chovendo. Chorando silencioso. Chorando por todos aqueles que teimam em engolir o choro e enxugar os olhos; por sentirem que estão participando de algo raro, uma espécie de ritual em que seus filhos acabaram de passar. Entre tantos outros que virão.

Torço para que Dora encontre muitos sombreiros como este em sua vida.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estamos participando das descobertas de Dora sobre a vida, e ela é que nos ensina a viver! Ela estava tão tranquila em meio a tantas crianças chorosas.
Fico feliz de ver esse seu lado florescer novamente! Te amo!

1:26 PM  

Postar um comentário

<< Home