5.9.06

Happy Birthday to You

Daqui a uma semana será o aniversário de cinco anos de uma pequena criança. Uma criança que irá continuar crescendo e nós ainda não temos noção do tamanho que ela atingirá. Falo queridos seis leitores do atentado contra o World Trade Center (WTC) em New York, Estados Unidos da América (EUA), que de unidos só tem o nome mesmo. Basta ver que cada estado daquele país tem suas próprias leis e regras individuais, e isso já é uma premissa para imaginar que de união eles não entendem nada.

Bom, problemas de lógica a parte, venho aqui para batermos um papo. Na minha concepção o debate sobre o ataque as torres gêmea é inesgotável e traz junto com ele uma porção de outros pontos e discussões. Após cinco anos temos visto o EUA aumentar sua sombra sobre países menos favoracidos. Em vez de prezar por uma política de negociação e inteligência, eles usam a força. E vão na marra impondo suas idéias. Idéias? É fácil criticar os EUA, não? Afinal ele são os mais odiados dos últimos tempos. Mesmo sofrendo essa violência, pois não acho ato de terrorismo de nenhuma espécie bonito. E olhe que tem gente que acha sim.

Mas não é isso que me apetece. O que me preocupa de verdade é que os EUA estão seguindo no mesmo caminho de todas as grandes potências historicamente reconhecidas em outras épocas. Roma, Cairo, Alexandria, Cuzcu, Penísula Balcânica.. O final da história já conhecemos, mas eles parecem teimar em pagar pra ver. Como se estivessem uma mesa de pôquer gigante. Aquela mesa lá da reunião do G-8 é algo que se assemelha muito a essa imagem que falo. Reflitam com seus botões quantos temas estão ali embuídos. Naquela imagem que parou o mundo. Religião, fé, raça, economia, relações exteriores, guerra, domínio, cultura, sexo, terror, segurança pública, etc, etc, etc, etc, etc...

Por hoje chega de falatório, que eu não quero cansar vocês, meus caros seis leitores. Daqui a alguns anos o WTC poderá até ser completamente apagado da memória de algumas pessoas (ela de novo em questão, a memória). Mas irá continuar vivinho da silva nos livros de história. Eternamente em chamas. Desabando infinitamente sobre nossas cabeças.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pois é, Tiago
os americanos nunca serão unidos, pq simplesmente só olham para o "próprio umbigo". Todos estão na ânsia de ganhar a vida, enriquecer e se esquecem de trabalhar articulações...

10:35 PM  
Blogger Rodrigo Barros said...

Me arrependo até hoje de ter deixado minha mãe rasgar o jornal do dia 11 de setembro de 2001!
Foi realmente uma data fantástica...quanto mais alto, maior a queda!
...e nem caiu tanto quanto deveria!

5:04 PM  
Blogger Gio said...

Fazendo aqui o papel de advogado do Diabo - função que, reconheço, gosto muito de desempenhar, só para polemizar (rs).
Os Estados Unidos só olham para si, mas quem não o faz? Na Copa do Mundo, somos o Brasil. No comércio exterior, queremos o Brasil reinando. Quando houve problemas da Petrobras na Bolívia, o Brasil tem que reagir.
Isso não é questão de nação. No fundo, somos todos bairristas. Pernambucanos, brasileiros, americanos ou terráqueos.
Claro que a questão norte-americana é muito mais complexa do que isso, mas a própria história evocada com muita propriedade por você, Tiago, reitera a vontade de hegemonia de todas as sociedades em ascensão.
De resto, cuidado que lá vêm os chineses...

7:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

E eu que quase consigui dar cabo de meus planos de afundar os estados unidos e fazer uma ilha no lugar... Mas como sempre vem aquele chato do superman pra atrapalhar tudo...

9:45 AM  

Postar um comentário

<< Home