28.8.06

Mudanças LTDA

Lembro que quando tinha meus 17 anos escrevi na ocasião de minha mudança de Caruaru para Recife (digo minha porque meus pais ficaram morando por lá ainda um tempo), algo cujo o mote era "Mudanças são muitas nessa vida", e falava sobre mudança de casa, de roupa, de hábitos e habitates, de sexo, de time, de credo, sei lá. E no final me perguntava se tinha esquecido de algo. Tudo se muda, ou será que somos nós? Esses seres inquietos, eternamente mutáveis.

Fiz as contas nos dedos. Esta é a oitava casa em que moro. Se levarmos em conta que vou fazer 24 anos, então passei três anos pra cada moradia. Razoável.

Meus pais até já tinham se acostumado. Eu já saí de casa algumas vezes, mas nunca por problemas. Sempre por motivos de estudo ou trabalho, duas coisas que gosto bastante. Só que dessa vez me mudei de vez. Saí para morar com minha companheira, e meu filho (a) que está por vir. Já vamos juntos seis anos, eu e ela, quase dez que nos conhecemos e agora aos poucos, devagarinho, estamos realizando um sonho antigo, o de termos nosso cantinho com nossa cara.

Estamos há dois dias em "nossa casinha". E é uma eternidade de alegrias e descobertas. Já ganhamos nossa primeira plantinha, de Tia Ana, que é um ser que carrega consigo as flores, pra onde ela vai. Meio contrabandista de flores, como diria Samarone. Ela me contou que essa planta dá ums flores em forma de pequenas borboletas amarelas. Elas sempre voltam ao meu viver. As borboletas amarelas.

Ontem meu pai falou algo sobre mudança e arrumação: "Tenha calma, faz 25 anos que eu e sua mãe arrumamos nossa casa". Estou calmo, pai. Bem mais do que antes. Nem rouo mais minhas unhas. E os cabelos brancos já despontam nessa minha carapinha negra. Aí me lembro de Arnaldo Antunes e como não poderia eu passar por aqui sem uma citação, por que citações são uma constante em meu caminhar, reproduzo.

"Na nossa casa amor-perfeito é mato
E o teto estrelado também tem luar
A nossa casa até parece um ninho
Vem um passarinho pra nos acordar
Na nossa casa passa um rio no meio
E o nosso leito pode ser o mar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar

A nossa casa é de carne e osso
Não precisa esforço para namorar
A nossa casa não é sua nem minha
Não tem campainha pra nos visitar
A nossa casa tem varanda dentro
Tem um pé de vento para respirar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar"


E a canção acaba com uma risada bem gostosa de criança.







2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Desejo um lar cheio de boas descobertas! Beijo grande nos três!

2:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quero ser uma constante na casa de vcs, falo aquela que levam dentro de si, porque amo os dois.

Aquela que possui um trinco, deixo a chave e o olho mágico fazerem o trabalho.

10:10 PM  

Postar um comentário

<< Home