18.9.06

Manias

Todos temos manias. Dizer isso é algo redundante, penso. É tanto doido, com tantas manias diferentes, que já virou uma coisa normal. Sabemos muito sobre as manias do próximo. Às vezes sabemos tanto sobre a dos outros que esquecemos de observar as nossas. Elas podem ser pequenas, mínimas, se manifestam de várias formas.

Minha morena mesmo só dorme toda enrolada. Com se estivesse num casulo. Mal sabe ela que já é uma borboleta e das amarelas. Aquelas que invadiram minha vida. Fui tirar onda com ela sobre sua mania e recebi a singela resposta: "- Eu durmo toda enrolada porque sempre senti sua falta, mesmo quando ainda nem te conhecia."

É isso que dá falar da mania alheia. Falarei então da minha principal.

Dia desses, passeando por um shopping center da vida, descobri uma mania que tenho. Na verdade sempre soube, mas passei a observa-la com mais cuidado, de forma sadia. Como algo construtivo. Ela é meio esquisita e alguém chegou a dizer que faço isso para me senti inteligente, ou maioral, ou sei lá o que. Descordo completamente dessa pessoa, pena que não lembro quem foi que falou. Passo a descrever a cena.

Eu gosto de entrar em uma livraria e olhar os produtos. Depois de uma volta pelas prateleiras me dirijo ao atendente e pergunto o nome de um escritor que eu julgo ser pouco conhecido por aqui. Estranhamente fico naquela expectativa da resposta ser negativa.

- Boa noite. (Digo eu)
- Boa. (Responde o atendente).
- Vocês tem José Eduardo Agualusa? Um escritor angolano...

E ele mexendo no PC...

- Agualusa é tudo junto?
- Sim. (Respondo)
- Infelizmente temos cinco livros registrados senhor, mas nenhum no estoque.
- Ah, que pena. Qual o preço?

Após uma breve consulta ele me diz os valores.

- Se o senhor desejar podemos fazer o pedido para a matriz em São paulo.
- Não, obrigado. Vou dar uma olhada na outra livraria, ali no segundo andar.

E saio feliz da vida porque não encontrei o livro. Não acho engraçado, diria que é até meio trágica essa minha mania. Pois a leitura é minha paixão...

Vai entender... cada doido com sua mania.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Você pode não achar engraçado , mas eu achei e ri muito rsrsrs

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

kkkkkkkkkkkkkkk! Adorei sua mania...Tava precisando rir.....Beijo!

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

doidoooooooooo! huauhahuahuhuahuahu
combina totalmente contigo essa mania Ti! hehehehe

beijosssss! ;***

9:09 AM  
Blogger Mariana Mesquita said...

Lindo texto. Ótima mania. Também sou fascinada por borboletas... Amarelas, principalmente. Como uma personagem de García Márquez!

Posso voltar?

Abraço!

6:06 PM  
Blogger Mariana Mesquita said...

http://sitiodemaricota.blogspot.com/2005/10/borboletas.html

6:07 PM  
Blogger Mariana Mesquita said...

Obrigada pela visita, Tiago. Beijão!

9:11 AM  

Postar um comentário

<< Home