13.4.09

Evolução?


Estou terminando de ler "Viagem de um naturalista ao redor do mundo - vol. 2" escrito por ninguém menos que Charles Darwin. No último capítulo, faltando umas vinte páginas para acabar o livro, a viagem de Darwin está quase no fim. Após passar pela África, Patagônia, Andes, Galápagos, Austrália e Nova Zelândia, o navio em que o gênio inglês estava rodando o mundo há quase cinco anos é obrigado a desviar a rota em direção a Cabo Verde e em consequência à Inglaterra e fazer uma parada no Brasil.

Surpreso (pelo texto e não pelo fato dele ter pisado em terras tupiniquins) me deparei com esse trecho, pelo jeito não evoluímos praticamente nada desde a visita de Darwin por aqui...

{...}No dia 12 de agosto de 1832 chegamos a Pernambuco, uma grande cidade na costa do Brasil, na latitude oito graus Sul. Ancoramos fora da baía, mas logo um piloto veio a bordo e nos levou para dentro do porto, onde ficamos perto da cidade.

Pernambuco é construída sobre alguns bancos de areia, baixos e estreitos, separados uns dos outros por canais rasos de água salgada. As três partes da cidade se ligam por duas longas pontes construídas sobre pilares de madeira.

A cidade é nojenta. As ruas são estreitas, mal pavimentadas e imundas; as casas altas e sombrias. A estação das pesadas chuvas mal terminou e, portanto, toda a região ao redor da cidade, que mal se eleva acima do nível do mar, está inundada, e todas as minhas tentativas de dar caminhadas falharam.

Devo aqui observar algo que me aconteceu pela primeira vez em quase cinco anos de andanças: deparei-me com uma falta de cortesia. Fui recusado, de forma bastante rude, em duas casas e em uma terceira obtive com dificuldade permissão para passar por seus jardins e chegar até uma colina não-cultivada com o intuito de ver a região.

Fico feliz que isso tenha acontecido na terra dos brasileiros, pois não nutro por eles quaisquer simpatia - uma terra de escravidão e, portanto, de corrupção moral. {...}

3 Comments:

Blogger Diogo Max said...

Acho que o mais interessante também é ele não perceber que os subúrbios de Londres, naquela época, eram a mesma coisa do Recife. Nada que tire o brilhantismo de sua teoria.

E os europeus julgam-se muito evoluídos moralmente. Principalmente depois da primeira e da segunda guerra, que foram geradas por eles mesmos.

1:59 PM  
Blogger Tiago Nobel said...

Sem contar, diogo, que eles também foram um país escravocrata que criou colônias em diversas partes do mundo... Era um gênio, mas era preconceituoso e racista tb, o Darwin...

8:16 PM  
Blogger Camila said...

" uma terra de escravidão e, portanto, de corrupção moral." - uma "derrapadinha" no precon aí né?

9:17 PM  

Postar um comentário

<< Home